Ao longo da história e da religião, os elefantes simbolizaram imenso poder, sabedoria e força. Os maiores mamíferos do mundo, escondidos nas profundezas da floresta tropical, conectam-nos à mãe terra, ao nosso eu superior. Quando surgem em nossos sonhos, eles vêm nos transmitir uma mensagem poderosa e exclusiva do sonhador. O elefante se apresentará como uma metáfora, simbólica para a sua cultura e para a forma como você vê a enorme criatura. Para decodificar corretamente, você precisa entender o básico de um elefante.
Sonhos de elefante
Compreender o verdadeiro significado do elefante direciona sua atenção para um profundo poder interior; ou falta dela. O símbolo escolheu vir até você por um motivo que indica a conexão com o seu inconsciente. A forma como o elefante é exibido em seu sonho pode alterar o significado do sonho. O inimigo dos elefantes é a cobra, isso poderia estar relacionado ao medo de curar?
Lembre-se de que os elefantes são animais de pele grossa que sugerem pessoas que podem ter poderes destrutivos. Poderiam ser esses os poderes que você possui? Considere também as presas que podem estar associadas ao símbolo fálico.
Características:
Aceitação
Conhecimento
Confiança
Consciente / Escuta
Amor
Paciência
Orgulho
Resistência e Perseverança
Força
Paz e Quietude
Nobre
Proteção e Tutela
Fúria Descontrolada
Compreendendo o elefante:
- Os elefantes são espécies extremamente inteligentes, são conhecidos por resolver problemas avançados
- Eles têm a capacidade de lamentar a perda de sua família e visitar o local onde morreram anos depois.
- Segundo os pesquisadores eles são autoconscientes e muito sociáveis
- A tromba do elefante é usada para agarrar, respirar, alimentar, tirar o pó, cheirar, beber, levantar, defender, sentir e comunicar.
- As orelhas de elefante são usadas como mecanismo de resfriamento, pois representam um sexto do tamanho de seu corpo
- Os elefantes comem uma grande variedade de materiais vegetais, incluindo grama, folhas, partes lenhosas de árvores e arbustos, flores e frutas, quando disponíveis.
- Elefantes podem detectar tempestade a 280 km de distância
- Tal como os humanos, a sua força e afinidade com a raiva fazem dos elefantes um dos animais mais perigosos do mundo. Tais atos são frequentemente precedidos por um movimento de balanço. Isto é verdade tanto para elefantes selvagens como para elefantes em cativeiro em situações estressantes
- Cultura popular Dumbo
Símbolos comuns de elefante
Tromba de elefante – Se você notou o caminhão elefante em seu sonho, para que direção ele apontava? De acordo com o Feng Shui, um elefante com a tromba levantada representa boa sorte, enquanto a fertilidade é simbolizada quando a tromba está abaixada. Se o porta-malas não era ameaçador em seu sonho, isso sugere que é um presságio positivo.
Orelhas de elefante – Os ouvidos estão associados à escuta. Tal como o Buda, as suas orelhas são grandes porque ele ouvia mais do que falava.
Elefante bébé – Nova vida, alegria e começos estão vindo em sua direção. A necessidade de ser protegido pela família que se conecta com um vínculo forte.
Ataque de elefante – O poder de imanência misturado com raiva tem a capacidade de causar muitos danos aos outros. Os possíveis aspectos que você herda têm a capacidade de atropelar outros. Poderia ser esta uma força interna não reconhecida que foi negligenciada e enfatizada por muito tempo? Esses sonhos são um aviso de que algo que uma vez fora de controle pode ser muito perigoso.
Elefante na água – Esses sonhos estão ligados ao lado emocional do sonhador. Se estiver na lama, pode estar se conectando ao aterramento de suas energias.
Pés de elefante – Dependendo do contexto, pode ser uma expressão para ocupar cargos importantes ou muita responsabilidade.
Debandada de Elefantes – Esses sonhos podem sugerir perturbação; indo contra a corrente. Se você estiver em perigo, sugere o quão perto você estará dessa situação perigosa.
Elefante em uma sala – Se você notou um elefante em uma sala significa ser estranho. A pessoa que mais se destaca onde quer que vá.
Presas de Elefante – De acordo com algumas fontes oníricas, qualquer coisa com capacidade de penetração pode ser um sonho fálico. A presa de marfim puro é um símbolo de raridade, força e poder, pois afasta qualquer coisa em seu caminho. Desejado por outros, mas correndo o risco de ser ferido.
Elefante Cativo – Esses sonhos parecem estar associados a lutas mentais internas que você pode estar enfrentando. Suas qualidades maravilhosas estão enjauladas e precisam ser libertadas. Um elefante faminto está ligado à negligência pessoal (autotransformação)
Elefante morto – Normalmente a morte funciona como um renascimento, porém dependendo do contexto e de como você vê o elefante pode ser negativo. A perda de algo grande e único. Se você ou outra pessoa matou o elefante, você decifrará se o ataque foi seu próprio destino ou de outra pessoa.
Montando Elefante: Esses são presságios positivos que sugerem que você tem suas emoções sob controle.
Elefante na Religião/Espiritualidade
Bíblico: Proteção contra espíritos malignos e o inimigo da cobra.
Budismo: No Budismo, o Elefante é visto como uma expressão do próprio Siddharth Gautama (Buda). O elefante simboliza a iluminação e também a capacidade de controlar a mente curiosa. De acordo com a história de Buda, quando sua mãe engravidou, ela sonhou com um elefante branco puro que entregou uma flor de lótus em sua tromba. Circulando três vezes ao redor dela, o elefante branco entrou em seu ventre. Ela entendeu, a partir dessa visão significativa, que o bebê será puro e poderoso.
As características dos elefantes refletem as do Buda, representando um ser calmo, alerta, gentil, nobre, atento e inofensivo. Esses gentis gigantes são inabaláveis, obedientes aos seus companheiros, amorosos com suas famílias, ouvidos grandes para ouvir e pensam na pele, pois nada os machuca.
A observação de Buda das características do elefante é semelhante àquelas que buscam a iluminação. “Se você não consegue encontrar um bom companheiro para caminhar, caminhe sozinho, como um elefante vagando pela selva. É melhor ficar sozinho do que estar com aqueles que vão atrapalhar o seu progresso.”
Hinduísmo: No hinduísmo, a imagem da divindade elefante Ganesha irradia por toda a Índia, Nepal, Sri Lanka, Fiji, Tailândia, Indonésia e Bangladesh. Ganesha é amplamente reverenciado como o removedor de obstáculos, o patrono das artes e das ciências e o deva do intelecto e da sabedoria.
Altamente adorado por seus seguidores antes de começarem algo novo na vida; daí a remoção de obstáculos. Contudo ele também é conhecido por ser o destruidor da vaidade, do egoísmo e do orgulho. Referente às práticas de mediação, diz-se que Ganesha reside no primeiro chakra, chamado Muladhara.
Este chakra está conectado ao princípio sobre o qual repousa a manifestação ou expansão externa da Força Divina primordial. O primeiro chakra ou roda energética, que depende de todos os outros chakras e representa comunicação, sobrevivência e bem-estar material.