Simbolismo Yin e Yang

Tenho certeza que você provavelmente viu o símbolo Yin ou Yang dentro de uma aula de artes marciais ou talvez em um restaurante de sushi e se perguntou qual é o verdadeiro significado por trás desse símbolo misterioso. O símbolo é representado por uma bola preta e branca com meios círculos que giram entre si, com um ponto da cor oposta em cada lado.

Na filosofia chinesa antiga, Yin e yang (ou yin-yang) são um símbolo intrincado que tem raízes tanto no taoísmo quanto no taoísmo, representando o dualismo e ilustra como dois fatores opostos podem se complementar.

Veja também: A natureza simbólica do círculo

O Símbolo Yin Yang desenvolvido no século 4 aC, um princípio que foi desenvolvido ao longo de milhares de anos para implicar que o universo é governado por uma dualidade cósmica ou forças interconectadas que podem ser observadas na natureza. Duas metades que juntas significam totalidade; o yin compreende o princípio feminino, enquanto o yang contém o masculino; juntos, eles representam a conclusão interior.

Simbolismo Yin Yang

No Tao Te Ching, Lao Tzu diz “Todas as coisas carregam Yin, mas abraçam Yang”, essas forças primordiais são encontradas em tudo e em todos os lugares do universo.

Essencialmente, nada é completamente Yin ou completamente Yang, um significado chamado “o lado sombreado da colina”, enquanto yang é traduzido como “o lado ensolarado da colina”. Você pode aplicar esta filosofia tanto aos nossos Mundo interno e externo. Por exemplo, o dia vira noite e depois a noite vira dia; o bom no ruim ou o ruim no bom.

A interação dessas duas forças depende uma da outra, ou em outras palavras “enraizados um no outro“, pois é preciso ter um para precisar de outro. Podemos ver facilmente esta relação na natureza pelas marés cíclicas que sobem e descem num movimento contínuo e interminável.

Pode interessar-lhe:  O que significa sonhar com crianças

Aplicando Yin e Yang em nossas vidas

A filosofia Yin e Yang pode ser integrada na vida de uma pessoa, mantendo um equilíbrio de estrutura e relaxamento na mente, corpo e alma. Como a vida pode ser exigente ou em ritmo acelerado, às vezes tendemos a distorcer ou puxar para um lado, desequilibrando assim a nossa energia natural. Transformar-se em um círculo ou em um círculo completo nos incentiva a manter a harmonia interior para nos tornarmos iluminados.

Ao nos tornarmos conscientes desses opostos dentro de nós, somos lembrados de manter um estado natural de bem-estar para nos mantermos equilibrados. Valorizar ativamente a importância do trabalho árduo, mas também manter igualmente o descanso e o relaxamento.

Simbolismo Yang

  • Energia masculina
  • Luz, Iluminação
  • Clareza
  • Ativo, ação
  • Duro
  • Físico, Objetos
  • Céu, Chi
  • Sol, brilhante

Simbolismo Yin

  • Macio
  • Orgânico
  • Morte
  • Escuro
  • Morte
  • Energia feminina
  • Terra
  • Lua

Como Yin e Yang aparecem nos sonhos

Você pode nunca ter visto o símbolo Yin e Yang em seus sonhos antes, mas posso garantir que é um presente ao vivo em muitos sonhos. Nossos sonhos costumam ser enigmáticos e repletos de símbolos complexos, embora seu principal objetivo seja que você se torne um indivíduo completo.

O famoso psicólogo analítico suíço Carl Jung entendeu que os sonhos são a tentativa da psique de comunicar coisas valiosas ao indivíduo, e os considerou altamente, talvez acima de tudo, como uma forma de saber o que se esconde nos bastidores.

Ao tornar conscientes esses símbolos inconscientes em seu sonho, isso desempenhará um papel importante no desenvolvimento de sua personalidade – um processo que ele chamou de individuação.

Yin e Yang os elementos sempre existem em pares, muitas vezes como forças opostas, mas complementares. Bons exemplos são dia e noite, sol e lua, masculino e feminino, frio e quente escuro e claro passivo e ativo. A lista poderia continuar e continuar

Pode interessar-lhe:  O que significa sonhar com números

Sonhos Yin e Yang

A sombra em nossos sonhos (impulsos, comportamentos, emoções, instintos inconscientes) tende a aparecer muito em nossos sonhos. A sombra adora se transformar em animais específicos, homens mascarados, atacantes, monstros na esperança de prestarmos atenção aos nossos medos e fraquezas ocultos.

A “sombra” ou lado negro da personalidade pode ser visto de forma semelhante ao ponto branco dentro do preto ou ao ponto preto dentro do branco. Se existe o bem, então deve haver o mal, o alto deve elogiar o baixo. Uma pessoa que se recusa a aceitar ou reconhecer a sua sombra se tornará um perigo não apenas para si mesma, mas também para os outros ao seu redor.

Outro exemplo de Yin e Yang nos sonhos seria aplicado à “anima” e ao “animus” – o feminino dentro do masculino e o masculino dentro do feminino. O sonhador que ignora ou é puxado para o lado dessas energias inconscientes torna-se psicologicamente descentralizado.

O objetivo seria que a pessoa conscientizasse essas energias integrando esses elementos ou coexistindo dentro deles. Ao fazer isso, o sonhador se tornará um indivíduo mais completo e harmonioso.

Deixe um comentário