Simbolismo de Ouroboros

O nome Ouroboros ou cobra comendo o próprio rabo tem origem na palavra grega que significa “devorador de cauda”, que remonta a um dos símbolos místicos mais antigos do mundo.

Um símbolo poderoso, mas enigmático, que contém muitos significados espirituais diferentes entrelaçados nele. Em primeiro lugar está a imagem da cobra mordendo, devorando ou comendo o próprio rabo, que também pode ser representada como um oito.

A natureza simbólica do círculo

A sua forma circular representa a verdadeira Natureza do Universo e de todos os seres vivos: do princípio ao fim, morte e renascimento, renovação cíclica eterna ou um ciclo de vida. A serpente deve devorar a própria cauda para preservar a vida, numa eterna regeneração ou recriação de si mesma.

Simbolismo de Ouroboros: o que sabemos

O significado ouroboros pode ser interpretado de forma diferente desde uma perspectiva junguiana, texto mitológico, Alquimia, Gnosticismo até os Vedas na Índia; ligeiramente diferente, mas todas as interpretações contêm três conceitos semelhantes.

  • Vida eterna
  • Auto-suficiência
  • Uma unificação de todas as coisas

O registro mais antigo do Ouroboros pode ser datado de 1.600 aC no texto funerário do Antigo Egito. Adotado mais tarde pelos gregos, este símbolo pode ser rastreado já entre os séculos 13 e 14 aC, no Egito.

Símbolo frequentemente usado no Gnosticismo e na Alquimia, o Ouroboros mostra a união de todas as coisas, tanto materiais quanto metafísicas; além do fim, ele muda perpetuamente de forma em um ciclo eterno de morte e renascimento.

Ouroboros em sonhos e visões

A imagem do ouroboros é comumente vista em sonhos ou visões; O químico orgânico alemão August Kekulé descreveu seu momento eureka ao compreender a estrutura do benzeno, após ter tido uma visão do Ouroboros.

Pode interessar-lhe:  O que significa sonhar com gente famosa?

Nos sonhos o Ouroboros surge de forma mais indireta ou sutil, geralmente se desdobra como uma cobra comendo outra cobra, cobra de duas cabeças, uma cobra comendo uma pessoa; ou mais direto como a cobra come o rabo. A natureza complexa da serpente pode revelar-se ameaçadora no sonho, quando na verdade se torna um símbolo de transformação interior.

Falando metaforicamente, a cobra que come o rabo em um sonho representa a integração da psique, a unificação entre a mente consciente e inconsciente. Um símbolo que surge em momentos específicos da vida. À medida que alguém troca sua velha pele (velho eu) para abrir espaço para o novo ou para se tornar completo.

Ouroboros é um símbolo do mal?

Na mitologia e nas tradições cristãs, a cobra é conhecida por conter conotações claramente malignas por trás dela. Porém, nos sonhos a cobra contém dois elementos que vão do mal à transformação interior.

O Ouroboros é considerado um símbolo positivo que significa algo que nunca acaba, mas muda constantemente.

Deixe um comentário