Um dos símbolos mais reconhecíveis gravados nas pirâmides egípcias em tumbas e hieróglifos é o Ankh representando a “chave da vida” ou “sopro de vida”.
Um símbolo profundo com origens desconhecidas é por vezes referido como a chave do Nilo – representativo na mitologia egípcia como uma imagem da vida eterna, tanto na viagem terrena como na vida após a morte.
Significado Simbólico Ankh
O Ankh freqüentemente aparece nas pontas dos dedos do poderoso povo egípcio de altos escalões, como reis e faraós, defendendo sua imortalidade. Considerado um dos símbolos sagrados do antigo Egito, alguns podem interpretar o ankh como os elementos da água, do ar e do sol.
Alternativamente, alguns estudiosos acreditam que o Ankh pode ser interpretado como forças opostas, semelhantes ao Yin e Yangmas entre masculinidade e feminilidade – talvez atrás de Akhenaton andrógino aparência. Símbolo que também pode estar ligado a deuses egípcios como Osíris, Ísis (nó de Ísis) e Rá (Deus Sol), daí a sua cor dourada estar em conformidade com o sol.
Segundo alguns arqueólogos eles acreditam que este símbolo icônico representa o caminho do sol no horizonte, enquanto os críticos afirmam que a obra “Ankh” foi usada para representar “espelho”.
Simbolismo Ankh: Visões e Sonhos
Em sonhos ou visões o Ankh pode ser visto como um símbolo por trás do conhecimento e da sabedoria ocultos. Muitas vezes, obter esse conhecimento antigo através do Terceiro Olho surge em nossos sonhos para proteger espiritualmente nos acompanhando na jornada da vida ou na consciência superior. O Ankh em um sonho pode ser considerado um presságio positivo trazendo sorte espiritual e proteção ao sonhador.
O inconsciente pode usar a imagem ou a forma metaforicamente como chave; dada a habilidade ou poder para desvendar este mistério que pertence a nós. O círculo é conhecido por se conectar com o infinito ou eterno, estabelecendo uma ponte entre sua conexão com uma fonte superior.
O Ankh contém traços masculinos e femininos que encorajam o sonhador a explorar a integração dos opostos dentro da psique. De acordo com Carl Jung, é preciso ser capaz de integrar suas energias masculinas (anima) ou femininas (animus) para completar o Ser.
Os sonhos com um ankh simbolizam que você está integrando os aspectos opostos do seu ser, o feminino e o masculino, o céu e a terra, o que significa que você está realizando a chave da vida. Veja Sonhos de Integração.
Ankh e o Cristianismo
Sua forma enigmática é formada a partir do topo por um laço/círculo – um símbolo que representa a conclusão, Deus ou a iluminação, sem começo nem fim. O ankh tem um cruzar formato, mas com um laço em forma de lágrima no lugar de uma barra superior. Semelhante à cruz cristã, com o tempo, o laço no topo se perdeu. No entanto, as origens do Cruz cristã foi retratado com base no Ankh egípcio pode ser debatido.
Na Igreja Cristã Copta estabelecida por São Marcos, um apóstolo do século I (c. 42 DC) adotou o símbolo Ankh como sua crux ansata, uma cruz com uma alça.