Não é sempre que você verá um artigo sobre os “benefícios dos pesadelos”, parece tão contraditório quanto dizer “dor de dente é uma experiência maravilhosa”. Em estudos recentes, parece haver um crescente conjunto de evidências sugerindo que os pesadelos beneficiam o seu bem-estar físico e mental. Os pesquisadores sugerem que ficar ansioso ou com medo enquanto dorme ajuda a controlar o medo durante as horas de vigília.
Um estudo da Universidade da Suíça e de pesquisadores dos Estados Unidos estudou como o cérebro reagia a tipos de sonhos. Eles concluíram que os pesadelos melhoraram a eficácia do cérebro em reagir a uma situação alarmante ou assustadora enfrentada em sua vida.
Neurocientistas também conduziram estudos da Universidade de Genebra sugerindo que nossos pesadelos também podem ser usados para ajudar a tratar transtornos de ansiedade. Um pesadelo é considerado um sonho vívido, assustador ou desagradável, que evoca sentimentos de desamparo, terror, ansiedade e tristeza.
Tendemos a ter esses sonhos horríveis em determinados estágios do nosso ciclo de sono, geralmente durante o sono REM (movimento rápido dos olhos). À medida que o sono REM se torna progressivamente mais longo, geralmente quando estamos perto de acordar pela manhã.
Pesadelos: ‘preparando-nos para o perigo da vida real’
Um estudo recente foi realizado com 20 estudantes para determinar se pesadelos – geralmente menos vívidos e moderadamente assustadores em oposição a um terror noturno – poderiam beneficiar o sonhador.
Mais de 300 eletrodos foram fixados em cada aluno, seguidos por outras 90 pessoas registrando sonhos e padrões de sono – os neurocientistas estudaram como o estado emocional vivenciado era semelhante aos sentimentos durante a vigília.
As descobertas, publicadas no Human Brain Mapping, concluíram que os pesadelos ajudaram os sujeitos a reagir melhor a situações assustadoras ou alarmantes. Concluiu-se que a área onde o cérebro continha a reação ao medo era mais adequada. Isso concluiu que essas experiências oníricas perturbadoras nos ajudam a enfrentar e nos preparar para o perigo real em nossas vidas.
Os investigadores também concluíram que parece haver uma forte ligação entre emoções experimentamos durante o sono e a vigília. Os pesadelos parecem mapear situações assustadoras como um ensaio para experiências semelhantes quando acordado. Podemos ver esses pesadelos como um treinamento para eventos futuros, caso enfrentemos perigos na vida real.
- Durante um pesadelo, o fluxo sanguíneo diminui para o cérebro e muda para os músculos e outros sistemas, fazendo uma recuperação mais rápida.
- No auge do seu pesadelo, seus hormônios de crescimento e estresse, sistema imunológico, coração e pressão arterial são todos afetados positivamente.
- Pesadelos recorrentes são uma forma de terapia de exposição que ajuda o sonhador a enfrentar a experiência dolorosa ou as coisas que o ameaçam para superar seus medos.
Sonhos ruins: o que está escondido abaixo da superfície?
Compreender o significado por trás de seus sonhos pode ser um desafio no início, mas você entende o layout básico e a diversão começa. No momento em que seus olhos se fecham, você emerge em um território desconhecido (inconsciência) repleto de uma série de pensamentos, imagens e sensações vívidas que podem ser agradáveis ou arrepiantes. Os sonhos levam você a um misterioso lugar sagrado onde os humanos e o cosmos se encontram e interagem.
De acordo com o psicólogo analítico Carl Jung sentiu que os sonhos estão fazendo o trabalho de integrar nossas vidas conscientes e inconscientes. Este foi o processo chamado individuação – a capacidade de transformar a psique de alguém, trazendo o inconsciente pessoal e coletivo para o consciente através da análise dos sonhos.
Jung sentiu que o mundo dos sonhos é um reino de arquétipos, essencialmente composto de energias universais que pertencem a todo ser humano que não está apenas em conflito com a sociedade; mas com sua própria luta interna. Sonhos ruins eram frequentemente considerados símbolos de algo reprimido pelo sonhador.
Ao decodificar nossos sonhos, começamos a desbastar o molde que foi criado para nos proteger contra os poderes do futuro. Muitas vezes somos crianças presas em corpos de adultos tentando dar sentido ao passado, presente e futuro. Seus pesadelos fornecem pistas metafóricas que sugerem o que pode ser inconsciente para você.
Pesadelos comuns geralmente envolvem perseguição, mordida, desastres naturais ou até queda de dentes. Esses sonhos perturbadores contêm emoções, impulsos e comportamentos reprimidos ou ignorados que você ainda não identificou dentro de si. Muitas vezes as pessoas que sonham cobras faz com que o sonhador se concentre nas pessoas escrupulosas que podem estar à sua volta.
- o que está prendendo você na vida
- encontrando seu verdadeiro propósito
- libertando sua criança interior
- confrontando sua sombra
- corrigindo inseguranças e fraquezas
- aceitando e perdoando o passado