O famoso psicanalista e filósofo Sigmund Freud investiu muitos anos de sua pesquisa na análise do significado dos sonhos, essa pesquisa pode ser vista refletida em seu famoso livro publicado em 1899 intitulado “A interpretação dos sonhos“.
Este livro foi uma ponte entre a psicologia e outros estudos sobre o mundo dos sonhos, pois afirmava que neles havia um grande componente mental: a expressão do subconsciente. Se você quer saber o significado dos sonhos segundo Sigmund Freud, recomendamos que você continue lendo este artigo de Significado Dos Sonhos. Nele você encontrará tudo o que precisa saber sobre a obra e a filosofia relacionadas aos sonhos deste curioso autor.
A interpretação dos sonhos de Freud
Antes de falar de um dos livros mais famosos do psicanalista austríaco, é importante comentar que ele se baseia na teoria da psicanálise, esta teoria afirma a existência de processos mentais além do nosso pensamento consciente. Se você quiser saber mais sobre essa teoria, recomendamos a leitura deste artigo sobre a metáfora do iceberg de Freud.
Nas próprias palavras de Freud:
“Os sonhos são o primeiro elo de uma série de formações psíquicas (…) o seu valor é mais teórico do que prático e podem ajudar-nos a explicar a génese das fobias, das neuroses e das ideias obsessivas (…) Cada sonho revela-se como uma formação cheia de significado à qual pode ser atribuído um lugar preciso na atividade consciente “(1)
Este fragmento adaptado de seu livro nos dá uma ideia do eixo principal de sua teoria: para Sigmund Freud, os sonhos são uma expressão do mundo subconsciente e que a motivação para esta atividade onírica é a realização de instintos e desejos que não ficaram satisfeitos durante o dia. Ou seja, são tentativas do inconsciente de satisfazer e resolver o que não foi realizado de forma consciente.
- Por exemploÀs vezes sonhamos em resolver um conflito com alguém ou sonhamos que estamos alcançando objetivos que, em nossa opinião, são inatingíveis. Segundo a teoria de Freud, isso ocorre porque uma parte não consciente do nosso cérebro procura resolver nossos problemas durante as horas em que a mente consciente está “desabilitado“

Teoria dos sonhos – como são interpretados?
Sigmund Freud acredita que “todo sonho é interpretável“isto é, tudo o que sonhamos tem uma mensagem do nosso subconsciente. Se você quiser interpretar o que sonhou de acordo com o significado dos sonhos segundo Sigmund Freudvocê deve primeiro analisar quais elementos aparecem e qual o peso que eles têm em sua vida.
Exercício psicológico de interpretação de sonhos
Para analisar o que você sonhou, você precisa de um pedaço de papel, de uma caneta e de lembrar bem o conteúdo do sonho. Escreva o que você sonhou assim que acordar, pois com o passar do tempo a gente esquece. Também é importante anotar como nos sentimos durante o sonho (se nos sentimos felizes, com medo, se ficamos chateados…).
Depois de ter tudo escrito, devemos nos fazer as seguintes perguntas:
- Quem estava no sonho?
- O que eu estava enfrentando?
- Como terminou o conflito?
- Como me sinto depois do sonho?
Com essa interpretação, podemos ir além da busca de significados nas figuras que aparecem (como procurar o significado de sonhar com cobras) e podemos analisar o conteúdo psicológico dos sonhos.

Interpretação dos sonhos: exemplos
A seguir apresentaremos três exemplos de sonhos recorrentes em humanos e vamos interpretá-los de acordo com a teoria da psicanálise de Freud:
Significado de sonhar que caímos
Segundo as teorias evolucionistas mais recentes, há quem afirme que este sonho pode ser um resíduo do medo que os nossos antepassados tinham de dormir ao ar livre. Porém, segundo a psicanálise, o significado de sonhar que caímos reside em uma situação delicada do nosso cotidiano que nos causa desconforto e uma certa vertigem, como o medo de tomar uma decisão importante.
Significado de voar em sonhos
Por outro lado, voar costuma ser um símbolo de liberdade e independência. De acordo com a interpretação dos sonhos de Sigmund Freud, sonhar que estamos voando geralmente está relacionado a um impulso reprimido de sermos pessoas independentes e autônomas.
Outros estudiosos afirmam que este sonho pode ser um reflexo de que nos libertamos de um fardo importante na nossa vida consciente. É por isso que nos sentimos tão leves que somos capazes de voar em nosso subconsciente.
Significado de ser perseguido em sonhos
Por fim, um dos sonhos mais recorrentes que temos é o de sermos perseguidos. O conceito parece bastante claro: ser perseguido nos dá uma sensação de angústia e desconforto diante de algo que ainda não enfrentamos, por isso fugimos e viramos as costas para algo ou alguém no sonho. Se você sonhou que está sendo perseguido, pense se existe algum tipo de conflito que você precisa enfrentar.
Este artigo é meramente informativo, em Significado Dos Sonhos não temos competência para fazer um diagnóstico ou recomendar um tratamento. Convidamos você a procurar um psicólogo para tratar o seu caso particular.
Se você quiser ler mais artigos semelhantes a O significado dos sonhos segundo Sigmund Freud recomendamos que você entre em nossa categoria Significado dos Sonhos.
- Adaptação de um fragmento da obra de Freud: Freud, S. (2013). A interpretação dos sonhos (Vol. 267). Edições Akal.