Os sonhos têm sido um mistério para a ciência, filósofos e psiquiatras desde o início dos tempos. Um dos fundadores da interpretação dos sonhos foi o psicólogo Carl Jung. Jung acreditava que os sonhos eram uma janela para a mente inconsciente. Ele sentiu que enquanto a pessoa está dormindo, sua mente inconsciente está trabalhando para encontrar soluções para os problemas que enfrenta em sua mente inconsciente.
Artigo: Como fazer amizade com sua mente inconsciente.
Sigmund Freud, professor de Jung, argumentou que os sonhos nos ajudaram a compreender melhor os aspectos da personalidade relacionados à patologia. Embora a maioria de seus pensamentos sobre os símbolos dos sonhos humanos estivessem ligados à nossa libido. Alguns disseram que pode ser a nossa mente filtrando o lixo cognitivo, embora qualquer pessoa que tenha registrado seus sonhos saiba que pode haver algo suspeito por trás de tudo isso.
Fatos interessantes sobre sonhar:
- No antigo Egito eles acreditavam muito nos sonhos e em seus símbolos. Os faraós egípcios eram considerados filhos de Rá (deus egípcio do sol) e, assim, seus sonhos eram vistos como divinos.
- Lucid Dreaming é uma técnica que envolve o sonhador para manipular as configurações do sonho. O estado de sonho lúcido ou “lucidez” às vezes começa no início de um sonho. O sonhador entende que a experiência não está ocorrendo na realidade física, mas no sonho. Freqüentemente, esse entendimento é percebido quando alguém está flutuando, voando ou encontrando um parente falecido. Aprender a ter sonhos lúcidos pode ser difícil, pois a pessoa precisa estar atenta à vida diária e à vida do sono.
- Na província chinesa de Fu-Kein, as pessoas invocavam os seus antepassados para a revelação dos sonhos, dormindo nas sepulturas.
Os cientistas sugerem que os sonhos dos fetos são compostos principalmente por sensações sonoras e táteis, dada a falta de estímulos visuais no útero.
Entre os seis sonhos relatados no Novo Testamento estão os sonhos que comunicam conhecimento, instrução e advertência divina a José, marido de Maria, mãe de Jesus. - Cerca de 80% do tempo de sono neonatal e do recém-nascido é sono REM, sugerindo uma enorme quantidade de tempo sonhando.
- Segundo Platão, os sonhos começam nos órgãos do ventre. Platão descreve o fígado em particular como a sede biológica dos sonhos. René Descartes achava que o papel da glândula pineal era considerado a “sede da alma”. Este é um pequeno órgão no centro do cérebro onde todos os nossos pensamentos são formados. Ele liberou uma pequena quantidade de Dimetiltriptamina ou DMT, que nos dá sonhos.
- Elias Howe (1819-1867) disse que uma inspiração para sua invenção da máquina de costura veio de um pesadelo que ele teve sobre ser atacado por canibais carregando lanças que pareciam com a agulha que ele desenhou.
- É virtualmente impossível ler ou contar as horas quando você sonha. O que saber se você está sonhando? Então olhe para o relógio enquanto sonha. Os relógios, por outro lado, mudam cada vez que você olha para eles. Você notará em um sonho lúcido que o relógio indicará uma hora diferente e os ponteiros do relógio não parecerão estar se movendo conforme relatado pelos sonhadores lúcidos.
- Os apanhadores de sonhos estão ligados aos nossos sonhos. Este objeto circular emplumado exclusivo sobre os cômodos das casas desempenha um papel vital na cultura nativa americana. Eles acreditam que pendurar isso sobre você enquanto você dorme impedirá que todos os pesadelos entrem em sua mente. Seria usado como proteção contra o mal que pode te atingir à noite.
- Sentir-se preso ou incapaz de se mover é chamado de Paralisia do Sono e é uma experiência completamente normal. A paralisia do sono é um fenômeno no qual um indivíduo, seja ao adormecer ou ao acordar, experimenta brevemente uma incapacidade de se mover, falar ou reagir. É um estado de transição entre a vigília e o sono. Muitas vezes é acompanhado por alucinações terríveis, como uma bruxa nas suas costas ou pessoas que parecem fazer mal a você. Pode-se facilmente sair desse estado balançando o pé.
- Foram relatadas premonições ou sonhos psíquicos de casos reais. Existem alguns casos estranhos em que as pessoas realmente sonharam com coisas que aconteceram com elas mais tarde, exatamente da mesma maneira que sonharam. Você poderia dizer que eles tiveram um vislumbre do futuro, ou pode ter sido apenas coincidência. Muitas pessoas que registram seus sonhos em um diário de sonhos podem decifrar o código usando metáforas. Diz-se que os símbolos neles contidos são espelhos metafóricos invertidos. O fato é que se trata de um fenômeno seriamente interessante e bizarro. Alguns dos sonhos de premonição mais famosos incluem:
- Abraham Lincoln sonhou com seu assassinato uma semana antes de ser morto. Ele contou à esposa sobre o sonho.
- Muitas das vítimas do 11 de setembro e do Titanic tiveram sonhos alertando-as sobre a catástrofe
- O sonho de Mark Twain com a morte de seu irmão
- A maioria dos humanos esquece 90% dos seus sonhos no primeiro minuto em que acorda. Pessoas que dizem que não sonham simplesmente ainda não fortaleceram o músculo do sonho. Depois que você se força a lembrar, fica mais fácil à medida que seu sonho se desenrola como um livro.
- Um ser humano médio passa 6 anos inteiros de sua vida sonhando.
- Os pesadelos estão geralmente relacionados com o despreparo, voar, cair e humilhação pública decorrem de ansiedades humanas comuns e parecem ir muito além das fronteiras culturais e socioeconómicas. Esses sonhos de perder o controle podem estar ligados à forma como nos sentimos em um nível inconsciente.