Compreender o significado dos nossos sonhos pode ser uma tarefa bastante desafiadora, mesmo para o sonhador experiente. No momento em que caímos no sono profundo chegamos às portas do mundo dos sonhos, você não tem escolha a não ser entrar. Neste vasto território desconhecido, experimentamos uma série de pensamentos, imagens e sensações vívidas que podem ser agradáveis ou arrepiantes.
Os sonhos muitas vezes são difíceis de compreender porque se trata de uma linguagem esquecida que se expressa através do uso de símbolos ou metáforas. O inconsciente fala conosco transmitindo imagens abstratas que podem ser desconhecidas ou desconhecidas para você. Os símbolos dos sonhos são compostos de emoções, impulsos e experiências passadas ocultas que foram reprimidas ou esquecidas.
Na maioria das vezes, somos mais afetados por nossos traumas de infância passados, que essencialmente prejudicam nosso desenvolvimento para nos tornarmos um adulto totalmente integrado. Esses traumas podem variar desde o divórcio de seus pais, abuso físico ou mental, estresse financeiro; ou negligência emocional. Às vezes, pode ser tão simples quanto jogar seu brinquedo favorito de infância no lixo.
Sonhos da Criança Interior
A criança em você é aquela que ainda se apega a todas as crenças e mecanismos de enfrentamento que você aprendeu quando criança – partes de você que seguiram em frente porque um adulto lhe disse “talvez a ciência não fosse para você” ou podem ser aspectos seus que aprendeu a esconder emoções como culpa ou tristeza. Você também pode ser a criança que anseia pelo amor de seus pais que nunca lhe foi dado. A criança não quer nada mais do que ser notada e às vezes você pode encontrá-la em seus sonhos.
Uma vez que essas memórias são reprimidas, elas nunca desaparecem completamente; na verdade, elas permanecem nos cantos escuros da sua inconsciência, querendo ser notadas. Esses sentimentos ignorados podem se manifestar em outras áreas da sua vida, como pesadelos, medos, ansiedades, depressão, inseguranças e padrões de vida auto-sabotadores. A experiência dolorosa atrofiou ou congelou o desenvolvimento da criança interior, à medida que você envelhece, ela permanece na mesma idade. A maioria dos adultos não tem consciência disso.
Encontrando a criança interior
O principal objetivo do trabalho da criança interior é reconectar-se com as partes perdidas ou fragmentadas da nós mesmos que foram esquecidos. Infelizmente esta não é uma tarefa tão fácil, pois a criança se esconde em seus atuais comportamentos neuróticos, idiossincrasias e sonhos.
Além disso, também vivemos numa sociedade de ritmo acelerado que a cevada nos dá tempo para reflexão pessoal. Há uma criança dentro de todos nós que deseja ser notada e eventualmente resgatada por você.
Você pode encontrar adultos em sua vida que estão fisicamente “crescidos” na superfície, embora por dentro estejam emocional e psicologicamente danificados.
Em essência, eles são o que você chamaria de 'criança sábia' ou 'síndrome de peter pan'- a incapacidade de crescer ou de se envolver em comportamentos geralmente associados à idade adulta. Até que a criança seja percebida nesses comportamentos, ela continuará a mostrar sua cara feia.
Passos para encontrar sua criança interior:
- Em seguida, aceitamos que temos uma criança interior e levamos isso a sério. Precisamos nos conectar conscientemente com aquela menininha ou menino que está dentro de nós: entender como ele se sente e o que ele ou ela precisa de nós neste momento. Precisa de amor, aceitação, proteção, orientação ou compreensão? Muitas vezes você pode entrar em um estado meditativo, escrevendo uma carta ou visualizando em um ambiente descontraído.
- Depois de reconhecer sua criança interior, deixe-os saber que você está lá para ajudá-los. Trate-o com gentileza, amor e respeito, pois ele precisa de sua ajuda.
- Volte a uma época em que você se machucou ou fechou emocionalmente a porta para uma experiência específica. Pode ser útil ver fotos suas quando criança.
- Registre seus sonhos usando um diário de sonhos, ou fazendo trabalho de sombra
- Comunique-se com a criança como se você fosse o seu eu mais velho chegando ao recuso. Você pode iniciar um diálogo ativo dizendo coisas estimulantes (eu te amo, estou te ouvindo, obrigado, sinto muito, estou aqui para ajudar).
Sonhos: descobrindo a criança interior
Ao longo dos anos analisando os sonhos das pessoas, percebi que muitas pessoas sonham inconscientemente com sua criança interior, mas não têm consciência disso. A criança geralmente parece ter a mesma idade que você quando o trauma ocorreu no passado, como se o tempo parasse naquele exato momento.
Em seu sonho, a criança geralmente parecerá desconhecida para você, embora o tema geralmente gire em torno do sonhador protegendo, cuidando, abraçando, perseguindo ou em perigo.
O sonho com o criança também fornecerá pistas como locais, emoções, pessoas, água ou casas refletidas metaforicamente. Você também pode refletir como a criança se comporta perto de você. Você é protegendo a criança em seu sonho? Está com medo ou feliz em ver você?
Percebi em meu próprio trabalho com sonhos que fui resgatar um menino de 7 anos que estava se afogando no oceano. Corri freneticamente para salvar a criança, pulando na água nadei em direção à criança que ia se afogar.
Quando estendi a mão para agarrar a mão da criança e trazê-la para mim, os lugares foram trocados. Eu era ele se afogando enquanto voltava para a costa enquanto eu tentava o meu melhor para não afundar.
Eu sabia, pelo sonho, que fiz contato com a criança que estava se afogando. A água representaria meu inconsciente emocional, assim como a costa representaria o consciente. Tive que arriscar sair para me salvar. Tive a oportunidade de me tornar um detetive para descobrir o que fazia com que a criança que havia em mim passasse necessidade. Uma vez que consegui identificar as necessidades da minha criança interior, ela não se afoga mais inconscientemente. Derrotei um dos meus medos que me impedia há décadas.
Benefícios do trabalho infantil interior:
- bloqueios emocionais se dissipam
- tornando-se menos vulnerável e menos agradável
- ganhando poder pessoal e a capacidade de estabelecer limites
- cuidando melhor do seu estado mental e físico
- sentir autocompaixão e estar confortável em sua própria pele
- a capacidade de relaxar e não levar a vida tão a sério
- construindo autoconfiança e segurança
- mais vida e energia