No bizarro reino dos sonhos, onde sonhos nus implicam medo de ser exposto, estar grávida sugere novos começos e a falta de dentes reflete perda pessoal. Então, o que a morte e o morrer realmente representam em nossos sonhos?
Os sonhos são como Mestres Zen, eles nunca lhe dizem as respostas, mas enviam símbolos que podem ser decodificados metaforicamente. Infelizmente, esses enigmas levam tempo para serem resolvidos e muitas vezes são percebidos mais tarde.
Quando o ceifador faz uma visita a você, pode não ser um mau presságio, na verdade, a morte é comumente um símbolo de uma transformação interior.
Então isso significa que todos sonhos de morte são realmente bons? Depende do que está acontecendo com você. A morte pode aparecer como um símbolo de uma grande mudar ou mudanças em nossas vidas – outras vezes torna-se um verificação da realidade.
Qualquer tipo de resistência ou encontro com essa poderosa força inconsciente pode fazer você morrer violentamente em seu sonho. Como se costuma dizer, novos começos são muitas vezes mascarados por finais dolorosos.
#1. Eu morri no meu sonho?
Você já compareceu ao seu próprio funeral em seu sonho antes? Que tal observar as pessoas lamentando sua morte enquanto você observa silenciosamente em terceira pessoa?
Durante o sono, a nossa mente inconsciente comunica connosco através de símbolos abstratos e jogos de palavras metafóricos para transmitir mensagens – a morte surge apenas quando ocorre um fim.
Devemos abordar a morte da mesma forma que a filosofia, os textos mitológicos e religiosos interpretam o significado, como a ideia de morte em si não tem nada a ver com seu corpo físico, mas com algo interno.
Morrer pode refletir a “versão antiga” de quem você costumava ser não existe mais. Todos podemos atestar que não somos a mesma pessoa que éramos há 10 anos.
Antes ou talvez não muito depois dessas experiências ou mudanças de vida ocorrerem, você pode ter uma morte trágica em seu sonho, significando assim que você está se transformando em um novo indivíduo.
- sistemas de crenças
- despertar consciente ou espiritual
- comportamentos ou ideias
- maturidade e crescimento
- morte do ego
#2. A negação da morte
Você sabia que aproximadamente 150.000 pessoas morrem todos os dias em todo o mundo, ou o fato de que a escrita confusa do médico mata mais de 7.000 pessoas só nos EUA a cada ano? Coisas assustadoras, certo?
Talvez seja o fato de estarmos flutuando em uma rocha gigante no espaço que seja um pouco demais para lidar, então entorpecemos nossos cérebros assistindo esportes, encontrando uma nova tendência nas redes sociais ou comprando o gadget mais recente. Poderia estar evitando invejavelmente alguma coisa?
De acordo com Sigmund Freud, ele acreditava que a recusa inata dos humanos em aceitar sua própria moralidade causa algum tipo de dissonância cognitiva e muitas vezes é disfarçada com projeções, repressões e simples negação em suas vidas.
Enquanto alguns psicanalistas contemporâneos acreditam que os “sonhos de morte” são o primeiro passo na fase de enfrentamento, Freud acredita que o conflitos mentais imaturos com a capacidade de aprender e lidar com a realidade. Em essência, você mata o tempo antes que o tempo o mate.
#3. Quando pesadelos sobre a morte são bons para você
Em nosso artigo recente, os benefícios dos pesadelos nos mostram que os sonhos de morte são a maneira de nosso cérebro nos preparar para o pior. Quero dizer, vamos encarar todos que você já amou, interagiu e os inimigos vão morrer.
Neurocientistas também conduziram estudos da Universidade de Genebra que afirmam que pesadelos podem ser usados para tratar transtornos de ansiedade. A morte nos sonhos torna-se uma espécie de ensaio geral que nos prepara para qualquer situação; ou suavizar o golpe caso aconteça inesperadamente com alguém que conhecemos.
#4. Morte de um membro da família ou sonho dos pais
Sonhar com a morte de um membro da família ou os pais deixam você rezando para que esse sonho não se torne realidade. Parece que a morte de um ente querido sugere um fim, uma mudança ou uma grande mudança em suas vidas. Semelhante à sua própria morte em um sonho, pode haver algum conhecimento inconsciente antes de você descobrir.
Pode ser possível que a “morte” esteja relacionada com aspectos do seu relacionamento, à medida que você envelhece as coisas mudam, refletindo assim a morte como um símbolo do fim de algo.
Outra interpretação pode refletir a morte relacionada a comportamentos ou características inconscientes que você pode ver dentro de si e que estão morrendo. Alternativamente, estes traços inconscientes manifestam-se e dirigem-se a esse membro específico da família, implicando que já não partilham as mesmas qualidades.
Em essência, ao integrar partes de sua sombra, esses traços negativos não existem mais, por isso estão mortos ou morrendo em seu sonho.
#5. Morte de uma criança em sonhos
Sonhos sobre a morte de uma criança podem conectar o sonhador à sua “criança interior” que precisa ser resgatada. Uma criança interior é a criança dentro de todos os adultos que foi afetada por traumas de infância passados – divórcio dos pais, abuso físico ou mental sofrido, estresse financeiro; ou negligência emocional.
A criança que aparece aleatoriamente no seu sonho surge como um sinal de socorro pedindo sua ajuda, quando a criança morre você está negligenciando seu pedido de socorro.
As memórias reprimidas podem se manifestar de outras maneiras que causam medos, ansiedades, depressão, inseguranças e padrões de vida auto-sabotadores.
Artigo como encontrar e resgatar sua criança interior.